sábado, 10 de agosto de 2013

Lavar a roupa e a alma


Lavar a roupa e a alma
Com a criação da nova fragrância de água de lençóis, fiquei com vontade de falar de roupa limpa, então decidi fazer um post sobre roupas, suas lavagens, cuidados para guardar e claro, como perfumá-las. Mas quando comecei pesquisar, o assunto cresceu tanto que decidi dividi-los em tópicos, então vamos  lavar roupa!!!!
Quarar, tina, anil. Hoje não nos ligamos mais nessas palavras, mas se você perguntar para as mulheres que lavavam roupas na mão com certeza vão dizer que esses eram materiais muito úteis ao lavar roupas.
Com a modernidade de hoje em dia, colocamos as roupas dentro de uma máquina, colocamos os produtos (cheios de químicas) em um compartimento dessa máquina e ela faz tudo sozinha!
Não, não estou dizendo que quero voltar no tempo e lavar as roupas na mão, adoro minha máquina de lavar, rsrsrs, ela me ajuda muito, pois assim como a maioria das mulheres, trabalho e muito!
Mas o que quero falar neste post é sobre a delicadeza que se tinha antes, ao lavar as roupas à mão, e mesmo com toda a modernidade com que contamos hoje, podemos resgatar esse delicado cuidado com nossas roupas.  
As roupas lavadas com sabão de coco em pedaços não acumulavam resíduos e restos de sabão em pó, eram esfregadas com cuidado para que as fibras fossem preservadas, depois de ensaboadas eram colocadas ao sol para quarar e quando terminava esse processo o enxague abundante e a finalização com uma pedrinha de anil dissolvida na água proporcionava brancura às peças brancas. O sol e o vento se encarregavam de secar e amaciar os tecidos antes cuidados pelas mãos das mulheres e das lavadeiras. Na hora de passar, águas perfumadas feitas com flores e ervas eram borrifadas para  proporcionar macies e perfume extra.
Um ritual de purificação dos tecidos e dos pensamentos. O ato de lavar, limpar as roupas limpa também os pensamentos, faz com que cantigas aflorem e boas vibrações surjam. Não é a toa que existem muitas músicas, poesias sobre lavadeiras e cantigas que elas usavam enquanto estavam na bela tarefa de limpar os tecidos.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário